Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SINAN

Baixe, no formato de sua preferência, as bases de dados nacionais do SINAN de agravos à saúde relacionados ao trabalho.

Tutorial | SINAN e a Vigilância em Saúde do Trabalhador

Nota 1: Todos os arquivos estão compactados em formato .rar. Antes de fazer o download, verifique se o seu computador tem o programa WinRar instalado. Data da atualização: julho/2020.

Nota 2: O tamanho do banco de dados pode exceder a capacidade do Excel. Quando isso acontecer, a base será disponibilizada em dois arquivos.

Nota 3:  Intoxicações Exógenas – nessas bases estão incluídos todos os casos, não apenas aqueles reconhecidos e registrados como relacionados ao trabalho.  Se desejar apenas os casos relacionados ao trabalho, empregue a variável “Local da exposição” respectivo ao campo, e selecione a categoria 2 que indica que a origem foi o ambiente de trabalho.

Nota 4: Base de dados 2020 não consolidada.

Nota 5: Base de dados 2021 contém informações sobre acidentes de trabalho apenas até fevereiro/2021.

Nota 6: Nas bases de dados do SINAN 2021, já se encontram registros de casos de “covid-19 relacionados ao trabalho” (<CID_LESAO> | B34.2). Esses registros têm origem na Ficha de Investigação do Acidente de Trabalho Grave (não é a de Acidente de Trabalho com Exposição Potencial a Material Biológico), e por estarem regulamentados distintamente entre as unidades da federação, somente estão disponíveis para algumas delas. Outras informações devem ser buscadas nos portais oficiais das instituições de saúde do trabalhador, secretarias de estado ou municipais de saúde das respectivas unidades da federação.

Acidentes de Trabalho Grave

Acidentes de Trabalho com Exposição à Material Biológico

Intoxicações Exógenas

Dermatoses Ocupacionais

LER / DORT

Cânceres Relacionados ao Trabalho

Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR)

Pneumoconioses

Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho